Categorias

Suprema Corte dos EUA legaliza casamento entre homossexuais e euforia varre a Internet

Em votação apertada, mas decisiva, a Suprema Corte dos Estados Unidos regulou hoje que nenhum dos seus 50 Estados pode proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A decisão histórica foi anunciada por Barack Obama no Twitter e no Facebook oficial da Presidência, com a hashtag #LoveWins (“O amor vence”, em Português). Em poucas horas se tornou o assunto mais comentado da Internet.

A hashtag lidera os Trending Topics do Twitter no Brasil e no quadro global. Vários sites alteraram seus avatares hoje para homenagear o momento, adotando o arco-íris, símbolo do movimento pelos direitos dos homossexuais. Até a Casa Branca realizou a alteração.

lovewins

No texto de encerramento da decisão, lê-se “Na formação de uma união conjugal, duas pessoas se tornam algo maior do que eram antes. Seria entender mal estes homens e estas mulheres dizer que eles desrespeitam a ideia de casamento. (…) Eles pedem igual dignidade aos olhos do lei. A Constituição confere-lhes esse direito.”

Empresas e personalidades do mundo da tecnologia também deram seu apoio:

Mas as celebrações na param por aí. O YouTube produziu e divulgou um vídeo exclusivo, enquanto o Facebook adicionou uma página especial onde é possível aplicar um filtro de arco-íris na sua foto de perfil. Até mesmo o Uber, apesar das polêmicas, decidiu homenagear o dia e coloriu seus veículos na interface do aplicativo.