Categorias

Symantec emite alerta sobre falso antivírus para Android

Empresa emitiu alerta sobre falso antivírus

A Symantec descobriu um aplicativo malicioso, que está infectando dispositivos Android. O aplicativo trava o aparelho, e pede “resgate” para que o usuário possa recuperar as funções do aparelho.

O aplicativo se chama “Android Defender Platinum”, e se passa por um software antivírus. O aplicativo não está disponível na Google Play, mas vem se disseminando em lojas de apps terceirizadas, e em outras localidades na web.

Após instalar o software, o aplicativo vai fazer uma varredura no dispositivo e detectar um falso malware. Este código vai bloquear o aparelho e solicitar que o usuário pague um valor para liberar o dispositivo.

Caso o usuário realize o pagamento, após algum tempo o aplicativo irá lembrá-lo da “infecção”, e vai travar novamente o dispositivo. O malware também vai alegar que dados pessoais do usuário, e vai impedir o funcionamento do aparelho até que a taxa, de US$ 100, seja paga.

Instalar um antivírus é uma boa medida para ajudar a proteger os dispositivos móveis de ameaças, mas baixar este tipo de software por meio de lojas alternativas nem sempre é uma boa opção, sendo sempre mais garantido baixar diretamente da loja do Android, para evitar problemas.