Categorias

Telegram cede à pressão e aceita exigências da Rússia

Depois de correr o risco de ser bloqueado na Rússia, o Telegram cedeu às exigências do governo russo nessa quarta-feira.

Em um comunicado em russo através do VK, a rede social mais importante do país, Pavel Durov, fundador do Telegram, anunciou que registrou sua empresa de acordo com as normas exigidas pela burocracia da Rússia.

O departamento de comunicações do país de origem de Durov estava cobrando documentação e adequação à legislação local para manter o aplicativo de mensagens em operação em seu território. Com a iniciativa do CEO da empresa, a postura das autoridades locais mudou completamente e entidade reguladora Roskomnadzor já emitiu nota avisando que o Telegram está agora em conformidade com o governo e não corre mais risco de ser bloqueado.

Entretanto, autoridades de segurança do FSB, o serviço secreto russo, também estavam acusando o Telegram de ser uma ferramenta utilizada por grupos extremistas dentro do país para planejamento de atentados e solicitavam uma “porta dos fundos” para a criptografia das mensagens trocadas através do serviço.

Nesse aspecto, Pavel Durov manteve-se firme e também declarou em seu comunicado que, embora esteja adequando sua empresa à legislação local, jamais se curvaria diante de leis que fossem “incompatíveis com a proteção da privacidade e as políticas do Telegram de confidencialidade”.