Categorias

Telescópio Kepler da NASA identifica planeta parecido com a Terra

Cientistas identificaram oito novos exoplanetas, incluindo um descrito como talvez o “mundo alienígena mais parecido com a Terra”.

Os planetas distantes foram achados pelo telescópio Kepler, da NASA, que já identificou mais de 1.000 exoplanetas desde seu lançamento em 2009.

Dos oito planetas recém-confirmados, três estão dentro da chamada “zona habitável”, que poderia reter água. Provavelmente o mais parecido com a Terra, conhecido como 438B, é apenas 12% maior do que a Terra e mais próxima à temperatura do nosso planeta. Ele substitui 186f, descoberto no ano passado, como o mais próximo gêmeo da Terra até a data.nasa-kepler

De acordo com a NASA, 438B está há 475 anos-luz de distância da Terra e orbita sua estrela a cada 35,2 dias. Outro planeta dentro da zona habitável, 442b, está há 1.100 anos-luz de distância e orbita sua estrela a cada 112 dias. Ambos são provavelmente rochosos, como a Terra.

A NASA também anunciou 554 novos planetas candidatos, elevando seu total para 4.175. Mais análises serão necessárias para determinar quantos destes são planetas reais e podem ser parecido com a Terra, mas as descobertas são animadoras.

“Kepler coletou dados por quatro anos – tempo suficiente para que agora possamos destrinchar os candidatos do tamanho da Terra em uma órbita de anos-Terra”, diz Fergal Mullally, cientista do Instituto SETI Kepler que liderou a análise dos planetas descobertos.

“Estamos mais perto do que nunca de encontrar gêmeos da Terra em torno de outras estrelas como o sol. Estes são os planetas que estamos procurando”, finalizou.