Categorias

Tim Cook ofereceu parte do seu fígado para Steve Jobs

Até onde pode ir a devoção de um amigo e funcionário? Novo livro revela que Tim Cook chegou a oferecer parte do seu fígado para ajudar no tratamento contra o câncer de Steve Jobs.

Na mais recente e completa biografia do fundador da Apple, Becoming Steve Jobs, os historiadores Rick Tetzeli e Brent Schlender narram a tentativa desesperada de Cook para salvar a vida do amigo, em 2009. Mas Jobs simplesmente se recusou.

Na época, o presidente da Apple travava as últimas batalhas contra o câncer pancreático que acabaria lhe custando a vida. Um dos efeitos colaterais da doença poderia ser revertido com um transplante parcial de fígado. Tim Cook teria feito todos os testes necessários para verificar se poderia ser um doador compatível e os resultados foram positivos.

De posse dessa informação, Cook, amigo, aprendiz e futuro sucessor de Jobs no posto mais alto da Apple, ofereceu-se para doar parte do órgão para aliviar o sofrimento de Steve Jobs. A resposta o surpreendeu: “ele me deixou sem chão, quase antes mesmo de eu terminar de perguntar. Ele disse ‘não, eu nunca permitiria que você fizesse isso, eu nunca farei'”, relembra Cook.

Cook tentou argumentar que a operação não oferecia riscos para nenhum dos dois, mas segundo ele, Jobs não hesitou nem por um segundo em recusar o oferta. Ainda de acordo com o depoimento de Cook, Steve Jobs só havia gritado quatro ou cinco vezes nos 13 anos em que ele conviveu com o executivo. E esta foi uma das vezes.

Steve Jobs acabaria recebendo um pedaço de fígado transplantado naquele mesmo ano, mas não de Tim Cook. A operação prolongou seu tempo de vida, assim como permitiu que ele permanecesse à frente da Apple por mais alguns meses. Em Agosto de 2009, Steve Jobs acabaria se afastando em definitivo do cargo de CEO da empresa e faleceria mais de dois anos depois.