Categorias

TIM entra na telefonia fixa. Mas com celular

A estréia da TIM nos serviços de telefonia fixa terá altas doses de convergência.

A partir do dia 8 de outubro, a operadora começa a vender o serviço TIM Casa Flex, anunciado nesta terça na Futurecom.

A empresa vai reunir no mesmo celular (e também no mesmo chip) um número fixo e um móvel.

Desde maio, a TIM tinha uma licença STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado) da Anatel. Dá para usar qualquer modelo de celular GSM – as adaptações são feitas apenas no software usado na ERB e nas centrais de comunitação.

O preço inicial da solução é de 29,90 reais, o que inclui 200 minutos de chamadas para números fixos. O conceito segue a linha do serviço TIM Casa, que tem 20 mil assinantes, segundo o último balanço divulgado no mês de junho.

Cada cliente define a área de sua residência, por meio de um cadastramento com a operadora. Nesse local, o aparelho funciona simultaneamente como fixo e móvel. Entretanto, não dá para desligar apenas uma das linhas quando se usa o mesmo aparelho.

Quando o cliente sai da área cadastrada, no entanto, as ligações fixas passam a ser encaminhadas para a caixa postal do número móvel. “Se você mora sozinho e só chega em casa à noite por que vai querer pagar a assinatura de um fixo?”, alfinetou o polêmico Mario Cesar Pereira de Araujo, presidente da TIM Participações. Com a nova solução, ele espera atrair tanto clientes das concorrentes móveis como das fixas.

Nos bastidores, a convergência entre as linhas fixa e móvel fica por conta de uma solução desenvolvida em conjunto pela TIM e pela Ericsson.

Com informações de INFO Online.