Categorias

Toyota utiliza Oculus Rift para mostrar os perigos de dirigir

Se já é perigoso dirigir e falar ao telefone ao mesmo tempo, o que dizer do péssimo hábito de escrever mensagens de texto no celular enquanto se está ao volante? Para tentar alertar sobre este e outros problemas, a Toyota apelou para a realidade virtual.

O projeto está focado nos adolescentes, maiores vítimas das tragédias no trânsito, mas o aviso vale para todos. A iniciativa TeenDrive365 abrange uma larga campanha educativa e, através do Oculus Rift, prova como pequenas distrações enquanto se dirige em alta velocidade podem significar a diferença entre a vida e a morte.

A simulação foi exibida pela primeira vez hoje, durante a Detroit Auto Show. No teste, o usuário entra em um veículo real, mas parado. A sensação de direção em uma avenida virtual movimentada é oferecida pelo Oculus Rift. Progressivamente, o programa insere distrações na experiência: música alta, telefone tocando, mensagens de texto chegando, etc. O objetivo é mostrar como é complicado manter a atenção com tanta coisa acontecendo.

A iniciativa TeenDrive365foi lançada em Novembro de 2013 e desde então milhões de pais e adolescentes se beneficiaram das ferramentas online e conteúdo educativo oferecido. O experimento em realidade virtual é mais uma arma nessa luta para reduzir as mortes ao volante. O programa já foi testado em mais de 10 mil usuários e perto de 80% deles afirmaram que ele ajudou a compreender melhor os riscos que as distrações representam no trânsito.