Categorias

Turquia bloqueia acesso à Wikipedia

O governo da Turquia bloqueou todo o acesso de internet a qualquer página ou verbete da Wikipedia em todo o território nacional nesse final de semana.

A medida consiste na aplicação de uma lei que visa manter “a proteção da ordem pública, a segurança nacional ou o bem-estar do público”, mas as autoridades aplicaram a censura em resposta a alguns artigos publicados na biblioteca digital.

A decisão extrema é uma retaliação a artigos que supostamente contém informações “fabricadas” por inimigos políticos do país. De acordo com o jornal local Daily Sabah, os responsáveis pela Wikipedia teriam se recusado a cooperar na remoção de artigos que associavam a Turquia com grupos terroristas. O  Ministro de Transportes, Assuntos Marítimos e Comunicações chegou a declarar no Sábado que o site se tornou “uma fonte de informação atuante com grupos que conduzem uma campanha de difamação contra a Turquia no cenário internacional”.

A Wikipedia teria recebido diversos avisos para remover o conteúdo que ofendia o país. Ainda segundo o Daily Sabah, o governo turco exigiu que o site internacional também abrisse uma representação local, se submetesse às leis internacionais e pagasse impostos devidos, como qualquer outra empresa estrangeira que mantém atividades dentro da Turquia. O bloqueio será levantado assim que a Wikipedia atender às demandas das autoridades.

Quando tentam acessar a página utilizando provedores de acesso da Turquia, os internautas são surpreendidos não com um alerta do governo explicando a decisão, mas com uma mensagem técnica de que a conexão não foi possível ou que o tempo de conexão se esgotou sem que o site pudesse ser acessado.