Categorias

Twitch cria ferramenta automática de moderação de comentários

Desde sua fundação, um dos principais problemas to Twitch é o comportamento tóxico de alguns usuários cuja diversão é emitir comentários nocivos durante as transmissões.

Mesmo após a compra do serviço pela Amazon, pouco havia sido feito para reduzir a quantidade de bullying, racismo e assédio na plataforma, mesmo em eventos ao vivo de grande porte.

Mas o Twitch quer reverter esse quadro com uma ferramenta automática de moderação de comentários em tempo real batizada de AutoMod. Utilizando algoritmos de aprendizado de máquina e reconhecimento de linguagem, o sistema é capaz de identificar conteúdo ofensivo e bloqueá-lo imediatamente, sem a necessidade da intervenção de um administrador humano. De acordo com o serviço, o AutoMod emprega tecnologias similares às adotadas na Siri ou na Cortana, mas para outros propósitos.

Nessa fase inicial, a ferramenta é capaz de filtrar conteúdo em Inglês e já está disponível para uso. Uma versão Beta do recurso oferece suporte a diversas outras línguas: Árabe, Checo, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano, Polonês, Português, Russo, Espanhol e Turco.

Isso não significa que o Twitch irá abandonar a moderação realizada por humanos. De acordo com Ryan Kennedy, líder da equipe de moderadores da plataforma, “ao combinar o poder de humanos e aprendizado de máquina, o AutoMod dá um passo além. Pela primeira vez, nós estamos empoderando todos os nossos criadores para estabelecer uma base confiável para linguagem aceitável e moderação de chat na hora certa”. Segundo Kennedy, “isso permite que os criadores foquem mais em produzir grande conteúdo e gerenciar suas comunidades”.