Categorias

Twitch lança biblioteca de música gratuita para streamers

A plataforma de streaming Twitch está tentando resolver um problema que tem atormentado usuários há meses: Como você pode fazer cumprir as leis de direitos autorais sem limitar o que os jogadores podem fazer com músicas no serviço?

Hoje, a empresa está lançando a Twitch Music Library, que reúne músicas que podem ser usadas em transmissões ao vivo ou em vídeos arquivados.

O Twitch diz que existe atualmente cerca de 500 músicas em seu arquivo, a partir de gravadoras independentes, incluindo a OWSLA, fundada pelo Skrillex e Monstercat, que cresceram a partir da distribuição para canais do YouTube.

twitch-musicas-gratuitas

A biblioteca é uma resposta direta à repressão do ano passado sobre streaming de música: Pouco antes de ser adquirida pela Amazon em agosto, a empresa começou a triagem de vídeos arquivados para procurar por músicas com direitos autorais.

Twitch sugeriu usar músicas gratuitas externas, mas os falsos positivos do sistema supostamente acabavam silenciando vídeos sem razão.

De certa forma, a solução do Twitch é semelhante ao que o YouTube decidiu fazer quando começou a remover vídeos por copyright: Fornecer uma biblioteca de áudio gratuita para os usuários.