Categorias

Twitter ativa recurso de geolocalização

Twitter agora tem Geolocalização
O Twitter já permite que aplicações externas ofereçam recursos de geolocalização a seus usuários – antes, a empresa havia anunciado que tornaria o recurso disponivel em agosto.

A funcionalidade pode ser explorada mediante o uso de uma interface de programação de aplicações (API) específica para georreferenciamento. Com ela, os desenvolvedores podem adicionar os recursos de geolocalização em suas aplicações.

Algumas aplicações já ativaram funções de geolocalização. Birdfeed, Seesmic Web, Foursquare e Twittelator Pro são alguns exemplos.

“Nós esperamos realmente ver usos criativos desse recurso por parte de nossa comunidade de desenvolvedores”, escreveu um funcionário do Twitter, Ryan Sarver, no blog oficial da companhia na quinta-feira (19/11).

Para usuários comuns, o geotagging aparece desligado como padrão. Eles podem ativá-lo por meio da seção Settings (configurações) do Twitter.

A empresa planeja ativar a geolocalização no Twitter.com mais tarde. Por enquanto, ela está limitada a aplicações de terceiros.

Busca por local
Com a funcionalidade de georreferência, os desenvolvedores podem deixar que os usuários incluam coordenadas de localização a suas mensagens no Twitter, e deixá-los procurar por posts criados a partir de um lugar físico específico.

Por exemplo, um usuário do Twitter poderia descobrir que pessoas estão postando do lugar onde um evento importante está acontecendo, ou o que as pessoas estão dizendo sobre um restaurante ou loja em particular.

O Geotagging adiciona uma dimensão espacial importante à experiência de uso do Twitter, que desde o começo tem sido marcada por uma forte sensação de tempo real.

Para reduzir riscos à privacidade e fiascos de segurança, o Twitter tem mantido contato estreito com desenvolvedores, via fóruns de discussão e wikis. A empresa chegou até a publicar um guia de boas práticas para sua API de geolocalização.

Com informações de IDG News Service.