Categorias

Twitter desativa mais de 300 mil contas suspeitas de ligação com extremismo

O Twitter anunciou nessa terça-feira em seu décimo relatório de transparência que removeu 376.890 contas suspeitas de ligação com grupos extremistas e terroristas no segundo semestre de 2016.

Segundo o comunicado, os perfis foram detectados em sua maioria através de ferramentas e mecanismos internos da própria rede social para coibir esse tipo de abuso.

Desde que intensificou o combate à publicação de conteúdo ofensivo, associado a terrorismo ou discurso de ódio, em Agosto de 2015, o Twitter já removeu permanentemente 636.248 contas. Essa nova leva divulgada ontem demonstra um aumento no volume de perfis que violam as regras de conduta da rede social, mas também reforça a intensidade da luta da empresa para moderar seus tentar conter a escalada do extremismo.

“Nós planejamos compartilhar futuras atualizações em nossos esforços para combater o extremismo violento”, prometeu o Twitter em seu comunicado. Desde que o relatório de transparência semestral foi adotado pela empresa, essa foi a primeira vez que foi inserido o número de denúncias iniciadas por entidades governamentais sobre conteúdo ligado a terrorismo, assim como o volume total de contas suspensas.

Nos últimos seis meses, das quase 380 mil contas banidas da rede social, pouco menos de 6 mil foram descobertas a partir de investigações conduzidas por forças governamentais. As restantes foram detectadas através de sistemas automatizados e/ou averiguadas pelo time de moderação do próprio Twitter.