Categorias

Twitter desativa ordenação cronológica para todos os usuários

Um mês depois de prometer que não haveria mudanças, ter voltado atrás e anunciado que haveria mudanças, o Twitter finalmente desativa a ordenação cronológica de tuítes para todos os usuários.

A partir de agora, todos os usuários terão sua linha do tempo ordenada de acordo com um algoritmo que calcula a relevância de cada mensagem, a exemplo do que já acontece com o Facebook e está em testes no Instagram.

De acordo com a página de suporte oficial da rede social, “os Tweets que você provavelmente gostará mais aparecerão primeiro em seu histórico. Nós os escolhemos com base nas contas com as quais você mais interage, nos Tweets com os quais você se envolve e muito mais”. A mudança gerou polêmica quando os rumores indicavam que o Twitter trabalhava nesse novo sistema, mas, por enquanto, a nova ordenação pode ser revertida.

twitterPara reativar a ordenação cronológica, o usuário deve acessar as configurações de sua conta. Na área de Conteúdo, quem quiser deixar tudo como era antes, deve desmarcar a opção “Mostrar os melhores Tweets primeiro” e depois clicar em Salvar alterações. Esse procedimento agora é obrigatório para quem deseja visualizar sua linha do tempo em ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo.

Vale lembrar que a configuração não desabilita o recurso “Enquanto você esteve ausente”, que exibe as mensagens consideradas de máxima importância em uma caixa especial no início da linha do tempo. Mas uma simples atualização da página elimina a caixa até a próxima vez que o usuário se mantiver afastado por muito tempo de sua conta.