Categorias

Twitter libera mais ferramentas para combate ao cyberbullying

Atendendo a solicitações constantes dos usuários, o Twitter adicionou novas ferramentas para combater o cyberbullying na plataforma, um problema antigo que afeta muitas vidas.

A partir de agora, por exemplo, é possível silenciar palavras-chave nas notificações da rede social, no aplicativo e na versão web.

“O que faz o Twitter único é que ele é aberto a todas as pessoas e a todas as opiniões. No entanto, temos visto um crescente número de pessoas se aproveitando dessa abertura e usando o Twitter para ter um comportamento abusivo em relação a outras”, desabafa o Twitter em seu comunicado oficial. “A conduta abusiva tira a chance de ver e compartilhar todas as perspectivas em relação a um assunto, o que acreditamos ser fundamental para avançar coletivamente. Nos piores casos, esse tipo de conduta ameaça a dignidade humana, um valor que devemos proteger em conjunto”.

Para tentar reverter esse quadro, a rede social implementou um recurso que permite silenciar palavras-chave que o usuário considere ofensivas em suas notificações. A mudança está sendo distribuída de forma gradativa e deverá estar disponível para todos os usuários nos próximos dias.

Além disso, o Twitter também ampliou o alcance da ferramenta de denúncia de comportamento abusivo e conduta de ódio. Segundo a empresa, “isso vai melhorar nossa capacidade de processar essas denúncias, o que ajuda a reduzir a pressão sobre a vítima do abuso, e fortalecer uma cultura de apoio coletivo no Twitter”.

Por fim, o Twitter anunciou que melhorou o treinamento de sua equipe interna de combate ao cyberbullying e os abusos da rede social, assim como aprimorou suas próprias ferramentas de monitoramento e controle de denúncias, para agilizar o processo necessário para que sejam tomadas as medidas cabíveis para reprimir tais práticas.