Categorias

Twitter publica planejamento para combate a abusos

Depois que o próprio CEO Jack Dorsey afirmou que haveria mudanças a caminho no Twitter para coibir a prática de abusos na rede social, foi publicado na quinta-feira da semana passada um planejamento do que será realizado.

Segundo o calendário completo divulgado pela empresa, a implementação de novas regras começa agora em 27 de Outubro e vai se estender até Janeiro do ano que vem.

De acordo com o comunicado oficial, “estamos atualizando nossa abordagem para tornar o Twitter um lugar mais seguro. Esta não será uma solução rápida ou fácil, mas estamos empenhados em corrigi-lo. Muitas vezes, no passado, dissemos que faríamos melhor e prometemos a transparência, mas nos atrasamos em nossos esforços. A partir de hoje, você pode esperar atualizações regulares em tempo real sobre nosso progresso”.

Uma das primeiras mudanças a ser implementada será o combate à divulgação de nudez “não-consensual”, quando a vítima não sabe que foi fotografada ou não concordou com o registro da imagem. Segundo a nova política que passa a valer a partir do dia 27 de Outubro, o autor responsável pela publicação original da imagem será imediatamente banido da rede social.

No mesmo dia também entrará em vigor um novo sistema de apelação que permitirá que o usuário banido possa contestar a punição. Caso o Twitter mantenha o veredicto, o usuário será informado com detalhes sobre como aconteceu a violação das regras da plataforma. Essa mudança faz parte de uma política mais ampla da rede social que será implementada gradativamente e buscará educar usuários e abusadores sobre o funcionamento da política de uso, melhorando a comunicação entre o Twitter e seus participantes.

Ao longo dos próximos meses, a plataforma também irá banir a utilização de nomes ofensivos para contas, o uso de imagens ou símbolos de ódio, melhorar a definição de spam, banir contas vinculadas a grupos considerados violentos e desenvolver mais e melhores sistemas para automatizar a revisão de denúncias e aperfeiçoar os próprios mecanismos de denúncias.