Categorias

Twitter sofre ataque e sai do ar

Twitter saiu do ar na manhã do dia 06/08/09
Blog de status do Twitter afirma que está se defendendo de ataque de negação de serviço. Site está fora do ar desde a manhã desta quinta (6/8).

O serviço de microblog Twitter enfrenta sérios problemas nesta quinta-feira (6/8). Às 10h, aproximadamente, o serviço caiu e permaneceu assim até o meio-dia. A partir de então, alterna momentos de funcionamento com novas quedas.

No blog que apresenta o status do serviço, o Twitter afirma apenas que “está se defendendo de um ataque de negação de serviço”.

Por volta do meio-dia (horário de Brasília), uma atualização foi publicada dizendo que o site tinha voltado, mas que a equipe do Twitter continuava em estado de alerta contra novas investidas.

Um ataque de negação de serviço, ou Denial of Service (DoS), envia um grande volume de tráfego para um site que, então, fica sobrecarregado. Enquanto alguns usuários continuam conseguindo acessá-lo, a maioria não consegue ver nada além de uma mensagem de que o tempo de resposta já ultrapassou o limite.

A última interrupção do Twitter havia ocorrido no dia 16 de junho, quando o site ficou fora do ar por uma hora para manutenção programada.

O Twitter se transformou numa espécie de Procon digital. Toda vez que um serviço fica fora do ar – de empresa, governos ou da própria internet-, ele se transforma em um fórum em tempo real para reclamação por parte dos internautas.

Quando isso acontece, os usuários costumam usar a hashtag #fail (de falha em inglês), como uma forma de facilitar a busca de outras pessoas que estão enfrentando o mesmo problema.

O Twitter gem cerca de 44 milhões de usuários no mundo, número superior ao da população de países como a Argentina (41 milhões) e quase igual ao da Colômbia ( 45 milhões).

Com informações de IDG Now.