Categorias

Uber acusa competidor de encomendar 400 mil corridas falsas

O Uber entrou com um processo na Alta Corte de Delhi, na Índia, contra sua rival Ola por práticas abusivas de concorrência desleal.

Segundo a empresa americana, a rival local teria criado 90 mil contas falsas de usuários que solicitaram mais de 400 mil corridas no aplicativo e cancelaram logo em seguida.

A Uber colocou no processo incidentes que aconteceram entre Agosto de 2015 e Fevereiro deste ano e também alega que funcionários da Ola teriam utilizando números de telefones falsificados para criar as contas-fantasma, solicitar corridas e também realizar telefonemas para desorientar os motoristas do serviço. A Ola negou todas as acusações em um comunicado oficial e classificou as alegações como “frívolas e falsas”.

Ainda de acordo com a Ola, o processo aberto pelo Uber seria uma reação às dificuldades sofridas pela empresa americana no mercado indiano: “não é impossível imaginar que isso seja um esforço para desviar a atenção das realidades atuais do mercado onde o Uber encarou grandes reveses incluindo os incidentes recentes de veículos do Uber sendo apreendidos por autoridades governamentais”.

Nessa batalha que se aproxima entre as duas empresas, o Uber já esteve do outro lado das acusações. A empresa também foi acusada de utilizar práticas similares pela Lyft, em 2014. Segundo a concorrente, recrutadores do Uber teriam criado centenas de contas falsas e solicitado mais de 5000 corridas falsas para sabotar as operações da Lyft. Na ocasião, o caso não chegou a ir parar nos tribunais.