Categorias

Uber chega a Porto Alegre com polêmica

Apesar da questão da regulamentação pendente, o aplicativo de caronas pagas Uber segue crescendo no Brasil e já se prepara para aportar em Porto Alegre.

A empresa está cadastrando motoristas na capital gaúcha para realizar sua estreia, mas o prefeito José Fortunati se manifestou contrário à chegada do serviço à cidade.

Alegando que sequer foi contatado pelo Uber, o prefeito declarou em entrevista a uma rádio local: “Não vamos permitir que o Uber chegue em Porto Alegre fazendo o que já fez em outras cidades: entrar e operar sem um debate democrático e sem uma regulamentação. Não se pode deixar de cumprir com a lei porque novas tecnologias vão aparecendo”.

Mas Fortunati deixou aberta a possibilidade de um diálogo: “Estou aberto ao debate. Sabemos que este serviço tem prós e contras. Se houver um consenso, a legislação pode ser mudada. Só que, até o momento, não fui procurado pelo pessoal do Uber para discutir o assunto”.

Representantes dos sindicatos de taxistas de Porto Alegre, entretanto, não estão querendo conversa. Eles também sinalizaram que irão se opor à entrada do Uber em Porto Alegre, assumindo a postura que a categoria vem adotado em outras capitais onde o aplicativo está operando.

Até o momento, o Uber não se pronunciou oficialmente sobre como irá lidar com a polêmica em mais uma capital brasileira. Entre embates com taxistas e legisladores e a confiança do público, o Uber já oferece seus serviços em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.