Categorias

Uber estaria sendo comandado agora por comitê de 14 executivos

Após a saída supostamente temporária do CEO Travis Kalanick do Uber, ficou a dúvida de quem iria comandar a empresa dali para frente.

De acordo com o Yahoo Finance, o Uber por enquanto está sendo administrado por um comitê dos 14 executivos mais graduados da empresa, que anteriormente se reportavam diretamente a Kalanick.

Um porta-voz do Uber confirmou a informação em um comunicado enviado à imprensa: “nós temos uma liderança forte, incluindo veteranos que ajudaram a tornar os negócios aquilo que são hoje e novos talentos que estão ajudando a conduzir as mudanças com que nos comprometemos a fazer. O time inteiro está empolgado pelas oportunidades que estão à nossa frente”. A reestruturação é consequência da crise que a empresa atravessa e uma tentativa de mudar a cultura interna e a percepção externa do Uber, recuperando sua imagem.

Uma das fontes consultadas pelo Yahoo, que preferiu não se identificar, alertou que o novo modelo também terá seus próprios obstáculos a superar: “eu acredito que desafiador aqui é que Travis era o tomador de decisões definitivo. Todo mundo sempre procurava por ele para um ‘sim’ ou ‘não’ final”. Além disso, o volume e a diversidade do comitê também podem constituir um desafio por si só: “esse é um grupo de personalidades muito diversas, então inevitavelmente as pessoas irão se dividir em lados para atingir seus objetivos”, completou a fonte ligada ao assunto.

Entre os integrantes do comitê que agora controla o Uber estão desde Liane Hornsey, a comandante do Escritório de Recursos Humanos, que estava no centro da polêmica das acusações de assédio e cultura tóxica da empresa, até o recém-contratado David Richter, SVP de Business, além de todos os diretores regionais das operações globais do Uber.