Categorias

Uber lança patinetes elétricos em São Paulo

Começam a operar nesta semana (2/3), em São Paulo, os patinetes elétricos da Uber. A estreia dessa nova modalidade na maior cidade do Brasil é mais uma etapa na estratégia da empresa para reunir, em um único aplicativo, vários meios de transporte diferentes, oferecendo cada vez mais opções para a população.
O app da Uber foi reformulado em 2019 para oferecer aos usuários uma maneira mais prática de descobrir, acessar e experimentar o crescente número de serviços disponíveis na plataforma global da empresa.

Em São Paulo, a Uber já conta com uma integração com o transporte público que exibe informações sobre linhas de ônibus, metrô e trens direto no aplicativo. Agora, o usuário poderá escolher se quer fazer uma viagem de carro, verificar o próximo ônibus, pedir uma refeição ou alugar um patinete elétrico, tudo no mesmo app.


“Trazemos os patinetes elétricos da Uber para nossa maior cidade com muito entusiasmo. São Paulo foi a segunda cidade da Uber no Brasil, depois do Rio, e hoje realiza o maior número de viagens no mundo. Com esse novo serviço, queremos continuar ajudando as pessoas a se deslocar e seguimos trabalhando para que o celular possa, em um futuro próximo, substituir o uso individual do automóvel, com menos congestionamentos e poluição”, afirma Ruddy Wang, diretor de Novas Modalidades da Uber na América Latina.

O sistema de patinetes da Uber estreia em São Paulo com preço promocional: não haverá nenhum custo para desbloquear o veículo, o usuário só pagará R$ 0,90 por minuto de uso.
“Planejamos a operação para que os patinetes da Uber sejam uma ótima opção para aqueles deslocamentos mais curtos, de forma a incentivar que os veículos elétricos sejam usados para complementar o transporte público e driblar o trânsito. Nossos milhões de usuários em São Paulo já estão acostumados com o app, agora eles ganham uma nova solução para essas situações”, explica Wang.

A área de operação inicial compreende bairros como Vila Olímpia, Moema, Itaim Bibi, Vila Nova Conceição, Jardim Luzitânia, e será expandida conforme a demanda. Para alugar os patinetes não é preciso baixar nenhum outro aplicativo nem fazer novo cadastro, basta usar a conta Uber e localizar os veículos — que aparecerão no mesmo mapa, junto com os carros.
Os patinetes da Uber foram lançados em Santos, no litoral paulista, em dezembro. Em São Paulo, a empresa aguardou o credenciamento como operadora de micromobilidade, aprovado pela Prefeitura no fim de janeiro, para iniciar a operação.

SEGURANÇA

Dentro de seu compromisso com a segurança no trânsito, a Uber preparou uma série de materiais educativos para os usuários relembrando regras de trânsito obrigatórias e dicas para dirigir os patinetes com segurança.
O conteúdo está disponível no site da empresa, no próprio aplicativo, em cartões fixados nos patinetes e em panfletos que serão distribuídos em eventos para promover a conscientização sobre a segurança de todos os usuários das vias.
A Uber também firmou uma parceria com a rede Centauro para oferecer desconto de 40% na compra de diversos modelos de capacetes, basta acessar o site.

COMO FUNCIONA

Todos os usuários da Uber podem alugar um patinete elétrico, não é necessário baixar nenhum outro aplicativo, mas lembre-se de mantê-lo atualizado. É muito simples usar, confira o passo a passo:

  • Abra o app da Uber e clique no ícone de patinete na parte inferior da tela
  • Veja onde estão os patinetes disponíveis, escaneie ou digite o código para desbloquear
  • Se preferir reservar, você tem 15 minutos para caminhar até o patinete e desbloquear
  • Dirija com responsabilidade e segurança, seguindo todas as regras de trânsito
  • Ao final, estacione o patinete, sem bloquear a passagem, na área de operação