Categorias

“Uber para helicópteros” começa a funcionar em São Paulo

Depois de uma fase de testes que durou 100 dias, a Voom, o “Uber para helicópteros” passou a funcionar oficialmente em São Paulo a partir desta segunda-feira.

A empresa quer fazer pelos serviços de táxi aéreo o mesmo que o Uber fez com os táxis de quatro rodas e promete voos até 80% mais baratos que os praticados no mercado em viagens compartilhadas.

“A Voom está mirando o céu para tornar possível o conceito diferencial que aliviará o congestionamento urbano e suas consequências prejudiciais atuais. Nossa plataforma móvel faz com que o sonho dos passageiros se tornem realidade: sobrevoar os engarrafamentos com o simples toque de um botão”, informa o anúncio oficial. A startup por enquanto está atendendo somente na cidade de São Paulo, entre as 7h e as 20h e de segunda a sexta-feira.

A empresa é fruto da A³, divisão de produtos e serviços inovadores da Airbus e conta com acesso a cerca de 80% dos pilotos disponíveis e credenciados na Grande São Paulo. A escolha da capital paulista como pontapé inicial do projeto também foi motivada pela oferta de consumidores: conhecida por seus engarrafamentos que podem se estender por centenas de quilômetros, a cidade também conta com mais de 400 helipontos, 700 helicópteros, e um sistema dedicado de controle de tráfego aéreo.

“São Paulo é a melhor cidade para o transporte via helicóptero”, garante a empresa. “Imagine como seria sobrevoar o engarrafamento do horário de pico no caminho do seu trabalho. Este seria o sonho de qualquer um que já teve que enfrentar o trânsito diário em alguma das maiores cidades do mundo”, explica o site oficial.

Entretanto, mesmo com tarifas reduzidas, o sonho de voar por cima dos carros parados continua não sendo para qualquer um. Uma das rotas mais econômicas atendidas pela Voom, indo da Faria Lima para o Helicidade, não sai por menos de R$ 175,00, para um voo de 7 minutos. Já o trajeto que liga a mesma Faria Lima até o Aeroporto de Congonhas, custa em seu valor mais baixo a quantia de R$ 425,00, para um voo de 15 minutos de duração.