Dig Rush - Ambliopia - Ubisoft
Categorias

Ubisoft anuncia game para tratamento de olho preguiçoso

Que os jogos eletrônicos possuem um papel importantíssimo na sociedade atual ninguém mais duvida. Games para consoles, PC e dispositivos móveis há muito tempo deixaram de ser (apenas) mera brincadeira. Videogames são hoje utilizados em diversas áreas, com finalidades também diversas, e podem até mesmo representarem importantes ferramentas de auxílio ao ensino.

Games também podem ajudar no tratamento, direta ou indiretamente, de diversas doenças (já ouvimos inclusive falar a respeito de projetos para ajuda a portadores do Mal de Alzheimer), e hoje a Ubisoft anunciou algo mais ou menos neste sentido.

Trata-se de Dig Rush, um projeto em parceria com uma empresa chamada Amblyotech, focada no desenvolvimento de terapias para o tratamento de uma condição chamada ambliopia, popularmente conhecida como “olho preguiçoso”.

Dig Rush, que ainda não possui uma data de lançamento definida, será um game baseado em um método de terapia usado justamente para o tratamento da ambliopia. A Amlyotech está buscando a aprovação da FDA, a agência governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle e regulação de alimentos e medicamentos, para então lançar o jogo no mundo todo.

Dig Rush - Ambliopia - Ubisoft

Enquanto as opções atuais de tratamento, como o uso de tampão, proporcionam alívio limitado e têm baixa adesão de pacientes devido ao desconforto e estigmas sociais, a terapia eletrônica da Amblyotech tem sido testada clinicamente para melhorar significantemente a capacidade visual tanto de crianças quanto adultos que sofrem dessa condição e não utilizam outros tipos de medicação.

A partir da parceria com a Ubisoft, temos ainda mais condições de dar aos médicos um panorama completo e certeiro da adesão de novos pacientes e monitorá-los ao longo do tratamento“, disse Joseph Koziak, CEO da Amblyotech.

A ambliopia é caracterizada pela redução da acuidade visual em um ou em ambos os olhos (digamos que um olho é mais “poderoso” que o outro). Caso não tratada adequadamente, a doença pode causar cegueira na idade adulta, e Dig Rush tratará não apenas o olho enfraquecido, mas sim os dois. O game treinará o cérebro dos pacientes através de vários níveis de contraste azul e vermelho, que poderão ser visualizados através de óculos estereoscópicos.

Os médicos, através do método, serão capazes de realizar ajustes nas configurações do jogo, de acordo com o grau de fraqueza do olho e de maneira tal a permitir que os dois olhos acompanhem o gameplay.

Dig Rush - Ambliopia - Ubisoft

A Ubisoft trabalhará em cima de técnicas patenteadas por pesquisadores da universidade McGill, no Canadá, e licenciadas pela Amblyotech. A desenvolvedora e publisher francesa está trabalhando para criar um jogo também divertido, para que o engajamento dos pacientes ao tratamento seja aumentado.

O desenvolvimento do Dig Rush foi uma grande oportunidade para que pudéssemos contribuir com nosso conhecimento e experiência em videogames na materialização de um método revolucionário de tratamento médico.

O time da Ubisoft Montreal tem conseguido criar uma experiência mais atraente e divertida para pacientes com ambliopia, e estamos orgulhosos por fazer parte de um projeto que mostra o impacto positivo dos  videogames“, disse Mathieu Ferland, produtor sênior da Ubisoft.

Abaixo você pode conferir um trailer a respeito deste game terapêutico: