Categorias

Último videocassete do planeta sairá da fábrica na semana que vem

Sucesso do tempo das videolocadoras, o último videocassete do planeta irá sair de sua fábrica na semana que vem e será o fim definitivo de uma era.

A empresa japonesa Funai Electric era a última a apostar no aparelho, mas anunciou hoje que encerrará completamente a produção a partir de Agosto.

Quem viveu os anos 8o e 90 lembra que o VCR era a única opção de se assistir o filme ou show que queria na hora em que queria, muito antes de YouTube ou streaming de vídeoi. Na verdade, o videocassete e suas gigantescas fitas analógicas foram antecessores do DVD, do Blu-Ray e até mesmo da TV a cabo. Para ver um filme de sucesso, ou o espectador conferia no cinema ou esperava vários anos para seu lançamento na TV aberta. Com as fitas VHS, filmes podiam estar ao alcance do consumidor meses depois de saírem de cartaz nos cinemas.

vcr

A Funai Electric não é muito conhecida fora do Japão, mas produzia aparelhos de videocassete desde 1983, nos anos áureos do formato chegou a fabricar 15 milhões de unidades ao ano e, desde o ano passado, após a desistência da Sony, se tornou a única empresa a manter acessa a chama dos VCRs.

Infelizmente, em 2015, menos de 750 mil aparelhos foram comercializados pela Funai. Com a baixa demanda e a falta de peças, a empresa japonesa não teve outra escolha a não ser se dedicar a outros produtos eletrônicos e finalmente deixar os videocassetes sumiram na história das tecnologias.