Categorias

Uso de identidade falsa estremece Wikipedia

Jovem colaborador dizia ser professor de religião especializado em lei canônica. Descoberta de sua verdadeira identidade causou revolta entre a comunidade.

Em um piscar de olhos, a sabedoria das multidões se transformou na fúria das multidões. Nos últimos dias, colaboradores da Wikipedia, a popular enciclopédia on-line, viraram-se contra um deles mesmos: uma pessoa que havia criado uma falsa identidade. Com o nome de Essjay, o colaborador editou milhares de artigos da Wikipedia e chegou a ser por um tempo uma das poucas pessoas autorizadas a lidar com vandalismo e arbitrar controvérsias entre autores.

Para o universo da Wikipedia, Essjay era um professor de religião com um cargo vitalício em uma universidade particular e especializado em lei canônica, de acordo com o seu perfil de usuário. Mas na realidade, Essjay é um rapaz de 24 anos cujo verdadeiro nome é Ryan Jordan, que freqüentou diversas faculdades no Kentucky e mora na região de Louisville.

Jordan argumentou que recorreu a um personagem fictício para se proteger de pessoas mal-intencionadas que poderiam estar irritadas com sua função administrativa da Wikipedia (ele não respondeu ao e-mail e nem às mensagens enviadas pelo escritório da Wikipedia).

O episódio de Essjay traz à tona alguns dos perigos de iniciativas que dependem de contribuições de conteúdo como a Wikipedia, que conta com diversos colaboradores supostamente agindo de boa fé, muitas vezes em caráter anônimo e por meio de nomes de usuários que eles mesmos definem. Mas também mostra como a transparência do processo da Wikipedia — todas as edições de entradas são marcadas e salvas — permite aos leitores reagir à suspeita de fraude.

Descoberta
A fraude de Jordan veio a público na última segunda-feira (26) quando a revista “The New Yorker” publicou uma rara nota dos editores afirmando que, quando a revista escreveu sobre Essjay em uma extensa matéria sobre a Wikipedia, “nem nós, nem a Wikipedia sabia qual era o verdadeiro nome de Essjay”, e que as referências e a experiência de vida de Essjay foram consideradas legítimas, sem qualquer desconfiança de que ele escondia algo.

Além de suas referências profissionais e a elaboração de artigos referentes ao catolicismo romano, Essjay, como descreve o artigo da revista, algo talvez estranho para um erudito religioso, teria retirado duas vezes uma frase da entrada sobre o cantor Justin Timberlake, a qual “Essjay sabia que era mentirosa”.

Após a publicação do artigo, um leitor entrou em contato com a “New Yorker” mencionando a identidade verdadeira de Essjay, a qual foi revelada por Jordan com pouco alarde quando ele recentemente aceitou um emprego na Wikia, uma empresa comercial.

Em mensagem de e-mail na sexta-feira (2), a editora assistente da “New Yorker”, Pamela Maffei McCarthy, declarou: “Ficamos tranqüilos com o material que obtivemos de Essjay devido à confirmação da Wikipedia sobre o trabalho dele e o seu apoio a ele. Pensando bem, deveríamos ter informado nossos leitores de que não conseguimos confirmar a identidade de Essjay, ou seja, tínhamos apenas o que ele nos passou”.

A nota dos editores da “New Yorker” terminou com um comentário provocador de Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipedia e o principal agente que impulsiona o crescimento do site. “Eu considero isso como um pseudônimo e não vejo problema algum”, comentou sobre o alter ego de Jordan.

Na quinta-feira (1), Wales, que está em viagem pela Ásia com conexões intermitentes de internet, manteve sua defesa. Em uma declaração divulgada pelo assessor de imprensa da Wikipedia, ele disse que naquela época, “Essjay havia pedido desculpas a mim e à comunidade como um todo por qualquer dano que ele pudesse ter causado, mas ele tinha agido daquela forma com o intuito de se proteger”.

“Aceitei as desculpas dele”, continuou, “porque ele é agora, e sempre foi, um editor excelente com um histórico exemplar”.

Raiva
Mas o grupo mais abrangente de usuários da Wikipedia não se solidarizou tanto assim. Houve expressões crescentes de raiva em fóruns públicos como as páginas de usuários de Wales e Essjay. Em princípio, algumas pessoas escreveram manifestando apoio a Essjay, nas linhas do WJBscribe, e deixaram uma mensagem que dizia: “só quero expressar meu apoio total por tudo que você fez aqui. Acho que você tinha todo o direito de proteger sua identidade. Não deixe toda essa comoção te chatear!”.

No sábado (03), a visão predominante foi resumida em frases de efeito do tipo “Essjay deve pedir demissão”, e notas definindo as ações de Jordan como “fraude pura e simples”. Alguns usuários da Wikipedia argumentaram que Essjay havia armado uma fraude ostentando um doutorado e uma carreira acadêmica como professor para influenciar a edição no site.

“As pessoas passaram por suas edições e encontraram lugares onde ele estava basicamente se valendo de suas falsas referências para embasar seus argumentos”, disse Michael Snow, administrador da Wikipedia, além de fundador do Wikipedia Signpost, o jornal da comunidade para o qual está cobrindo a história. “Tudo será revisto”.

Em uma discussão sobre a edição do artigo relacionado ao termo “imprimatur”, conforme usado no catolicismo, Essjay defendeu o uso que fazia do livro “Catholicism for Dummies” (“Catolicismo para Idiotas”) afirmando, “é um texto que costumo exigir que meus alunos leiam, e confio meu doutorado na credibilidade de seu conteúdo”.

Com o tempo, segundo usuários da Wikipedia, Essjay realizou menos trabalhos de edição e redação dedicando-se mais a garantir que a enciclopédia estivesse o mais livre possível de vandalismo e brigas de edições.

No sábado, Wales mudou de idéia em relação ao ocorrido. Ele retirou a seção “talk” de sua própria página de usuários da Wikipedia — normalmente repleta de solicitações pessoais, discussões sobre políticas e elogios — para que “esta declaração receba a devida atenção” e anunciou que havia “pedido a Essjay que renunciasse aos cargos de confiança assumidos dentro da comunidade”. Ele disse que “meu apoio anterior a Essjay nessa questão se deu devido à falta de conhecimento sobre o que estava acontecendo”.

Confiança
Para tornar as coisas mais complicadas para Wales, Essjay havia sido contratado como gerente da comunidade pela Wikia, fundada em 2004 com a colaboração de Wales. Jordan não trabalha mais para a Wikia, segundo a empresa.

Snow disse que o caso de Essjay “está ligado à comunidade, à confiança de que a comunidade depende em termos de capacidade de revisar o trabalho de cada um”. “Embora você não necessariamente os conheça pessoalmente”, acrescentou ele, “você vê o trabalho um número suficiente de vezes e acaba conhecendo esse trabalho”.

Jordan anunciou sua demissão da Wikipedia na página de usuários Essjay no sábado à noite. Em breve nota, ele disse simplesmente, “chegou a hora de concretizar essa separação”.

Essa página havia sido um modelo do setor, com registros dos mais de 20 mil artigos que ele editou e declarações de filosofia pessoal e política da Wikipedia. Onde se lia o lema em latim, “tu ne cede malis sed contra audentior ito” (“não cedas a contratempos, mas, ao contrário, prossegue com mais coragem”, em tradução livre), há uma caixa preta retangular com a palavra “retired” (“afastado”) escrita em letras brancas maiúsculas.

Tradução Claudia Freire

Com informações de G1.