Categorias

Uso doméstico de impressoras 3D pode trazer riscos para saúde

Cada vez mais, as impressoras 3D são vendidas ao redor do mundo. Mas será que elas são seguras para uso doméstico? Um estudo feito pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, nos EUA, descobriu que o uso do objeto em áreas sem ventilação pode trazer problemas à saúde.

A equipe responsável pela pesquisa usou cinco modelos mais populares de impressoras 3D. De acordo com o relatório, os modelos que utilizam ABS e polímeros de PLA como matéria-prima de plástico são grandes emissores de partículas ultrafinas (UFPs). A equipe comparou a taxa e seu perigo com a combustão de um cigarro.

Dispositivos devem ser evitados em lugares sem ventilação
Dispositivos devem ser evitados em lugares sem ventilação

Por serem ultrafinas, as UFPs podem se alojar nos pulmões e eventualmente ser transportadas diretamente na corrente sanguínea. As partículas têm sido associadas a diversas doenças, inclusive câncer de pulmão, acidente vascular cerebral e até ao desenvolvimento de asma.

Embora tenham usado 5 marcas, os pesquisadores ainda querem fazer mais testes para comprovarem o problema. Enquanto isso, eles aconselharam que consumidores devem ser cautelosos quanto ao uso das impressoras 3D, especialmente em “ambientes fechados, sem ventilação ou inadequadamente filtrados”.