Categorias

Vazam as primeiras imagens do novo sistema operacional do Google

Mais de seis meses depois dos primeiros boatos sobre o novo sistema operacional do Google, o site Ars Technica conseguiu em primeira mão imagens vazadas de como ele está ficando.

Batizado de Fuchsia, ele agora conta com uma interface do usuário e traz uma aparência que lembra o Android, mas com múltiplos cartões que servem como janelas para aplicativos e serviços.

A interface ganhou o nome de Armadillo (“Tatu”, em Português) e foi construída aplicando o Flutter SDK, desenvolvido pelo Google para produção de código multi-plataforma para iOS e Android. O layout aproveita o uso de cartões para suportar multitarefa e, aparentemente, foi otimizado para utilização em dispositivos móveis. Os cartões podem ser arrastados e ajustados na tela de acordo com as preferências do usuário. Confira a galeria abaixo:

Especula-se que o Fuchsia possa ser utilizado como o sistema que irá finalmente unir o ChromeOS e o Android em uma única plataforma, uma convergência que já foi sugerida anteriormente pelo próprio Google. Os engenheiros envolvidos no projeto já deram a entender que o Fuchsia está sendo testado em Intel PCs, em um Acer Switch Alpha 12 e em um Raspberry Pi, indicando uma abrangência ampla. Enquanto a empresa não se manifestar oficialmente sobre o desenvolvimento, não há como prever com exatidão qual é o propósito desse novo sistema operacional.