Categorias

Vazou: Novo documento mostra que NSA grava telefonemas de países

De acordo com documentos vazados obtidos pelo The Washington Post, a NSA tem atualmente a capacidade de gravar 100% das chamadas de telefone de um país, permitindo a reprodução de qualquer chamada individual por até 30 dias.

A ferramenta de interceptação de voz, chamada MYSTIC, foi lançada em 2009 e tornou-se totalmente operacional em 2011. De acordo com o Post, o programa está atualmente implantado em pelo menos um país e tem sido considerado para o uso em outros, embora o jornal se recusou a nomear as nações envolvidas por razões de segurança nacional.

De acordo com um resumo confidencial, o programa é uma escuta abrangente que grava cada conversa realizada e grava para análise retrospectiva até um mês após a chamada ter sido feita. MYSTIC também vai muito além de programas de coleta de metadados previamente relatados, que capturam números de telefone e horários de chamada, mas não o áudio.

Fonte: Washington Post
Fonte: Washington Post

Há também relatos de que nenhum esforço é feito para filtrar chamadas capturadas de norte-americanos, com todos os números dos EUA classificados como “adquiridos incidentalmente, como resultado da coleta dirigida contra alvos de inteligência estrangeira apropriada”.

Outras agências dos EUA também têm acesso ao banco de dados do MYSTIC. O programa foi desenvolvido inicialmente como um simples recurso, mas os documentos do Post mostram funcionários considerando implantá-lo em até seis países. Respondendo à história, um porta-voz da NSA enfatizou que o trabalho da Agência é “identificar ameaças dentro do grande e complexo sistema de comunicações globais modernas”, e que todo o trabalho é “estritamente realizado sob leis”.