Após receber críticas de associações e blogs do mundo inteiro, os administradores do Facebook praticamente obrigaram os usuários a reconfigurarem suas opções de privacidade para continuarem a utilizar a rede social.
No entanto, mesmo assim, muitas pessoas podem ter ficado perdidas ou configurado as opções de modo a tornar ainda mais públicas as suas informações pessoais. Com base em um artigo publicado pelo coletivo de blogs The Huffington Post, listamos abaixo algumas dicas de como configurar as opções para você manter sua privacidade e ainda continuar participando da rede social:
1 – Algumas das suas informações são visíveis para todo mundo
Todos os usuários da rede podem ver seu nome, a foto do seu perfil e os nomes das redes de escolas ou trabalhos das quais você participa. O mesmo para as páginas das quais você é fã, assim como a sua cidade e o seu sexo. Não há como mudar esta configuração. O que se pode fazer é evitar ser fã ou participar de grupos dos quais você não gostaria que colegas de trabalho ou contatos profissionais descobrissem, assim como deixar em branco o campo cidade e desmarcar a opção “Mostrar meu sexo no meu perfil”.
2 – Como esconder sua lista de amigos
O Facebook também considera a sua lista de amigos como uma informação pública e visível para todos os usuários da rede. Os defensores da privacidade temem que muitas informações podem ser obtidas a partir da sua lista de amigos. Mas existe uma maneira de esconder esta informação. Vá na página do seu perfil e clique no ícone representado por uma caneta azul ao lado da sua lista de amigos e desmarque a opção “Mostrar lista de amigos para todo mundo”. Mesmo assim, a lista continuará visível para os seus amigos.
3 – Como retirar seu perfil dos sites de buscas na internet
Uma das seções da página de configurações das regras de privacidade do Facebook se chama “Procurar”. Se você seleccionar o ítem “Permitir” ao lado da opção “Resultados Públicos de Buscas Públicas”, as informações consideradas públicas pelo Facebook (foto do perfil, páginas de fãs e lista de amigos), junto com todas as outras que você selecionar como visíveis para todo mundo na rede, aparecerão na internet quando alguém realizar uma busca com seu nome em sites de buscas como Google. As partes do seu perfil que você limitou o acesso não aparecerão nestas buscas.
Esta ferramenta é útil caso você queira que pessoas com as quais você perdeu contato, ou potenciais contatos profissionais, encontrem fácilmente sua página no Facebook. Caso contrário, deixa a opção “Permitir” em branco.
Uma segunda opção de configuração, que controla as buscas dentro do Facebook, permite limitar quem pode encontrar você ao digitar seu nome na ferramenta de buscas da rede social. Se você não quiser novas pessoas encontrando seu perfil, você pode limitar apenas aos seus amigos encontrarem sua página pelas buscas do Facebook.
4 – Cuidado com os aplicativos não desenvolvidos pelo Facebook
Concursos e jogos são divertidos, mas cada vez que você entra em um deles, você autoriza o aplicativo a acessar informações do seu perfil, mesmo que você tenha escolhido deixá-las acessíveis apenas aos seus amigos, além de informações dos seus amigos. Na seção “Configuração de Aplicativos”, o Facebook lista todos os aplicativos que você já abriu em seu perfil. Esta ferramenta permite a remoção dos aplicativos que você não quer mais que tenham acesso às suas informações pessoais.
Você também pode entrar em “Aplicativos e sites”, dentro da página de configuração da privacidade, e editar se seus amigos podem compartilhar seu aniversário, suas fotos ou outras informações específicas. Mesmo assim, os aplicativos podem sempre ter acesso às suas informações públicas.
5 – Confira sua lista de amigos
A média dos usuários do Facebook tem 130 amigos, mas muitas pessoas interagem com apenas uma pequena parte desta lista. É recomendável conferir esta lista de amigos para se ter uma ideia de quem são as pessoas que tem acesso às suas informações pessoais. Não se sinta obrigado a aceitar ninguém como amigo.
6 – Crie grupos de amigos personalizados
Se você aceitou a amizade de muitas pessoas, divida-as em grupos. Na página “Todas as conexões”, embaixo do ícone “Amigos”, selecione “Criar nova lista”. Agrupe os amigos em diferentes listas e selecione quais aspectos do seu perfil, e quais atualizações e fotos, estes grupos poderão ter acesso. Ou, mais simples, crie uma lista de amigos apenas para os parentes e conhecidos distantes e limite o acesso deste grupo às suas informações.
7 – Personalize as frases no seu status
Se você digitar “Estou furioso” você pode escolher no pequeno ícone em forma de cadeado ao lado da frase, diversas opções de privacidade para controlar quem pode ver esta atualização. É possível escolher até mesmo “Apenas eu”, se você quiser esconder de todo mundo. É possível também criar uma configuração padrão para todas as atualizações de status ou modificar a cada nova atualização.
8 – Avise os seus amigos pessoalmente que você tem limites
Muitas vezes acontece de alguns amigos publicarem no Facebook fotos que você não gostaria de ver em público. É sempre possível trocar as configurações de privacidade das fotos em que você foi localizado, mas é sempre mais confiável você explicar pessoalmente para seus amigos que você gostaria de ser avisado antes da publicação das fotos na internet.
9 – Nunca acredite na privacidade total
Mesmo para as pessoas mais prevenidas tecnologicamente, fotos comprometedoras, mensagens incriminadoras ou atualizações de status comentando sobre o trabalho sempre acabam vazando para o público. Apenas um alerta.
Com informações de Terra.