Categorias

Venda de tablets deve superar venda de notebooks ainda este ano

Vendas de tablets devem superar a de notebooks

Analistas da IDC acreditam que a venda de tablets irá superar as vendas de notebooks ainda este ano, por conta do declínio do mercado desktop. Ao todo, devem ser vendidos cerca de 229 milhões de tablets em todo o mundo, durante este ano. O número seria 58% maior que o registrado em 2012.

O mercado de PCs, porém, será ultrapassado apenas em 2015. Segundo a IDC, devem ser vendidas 322 milhões de unidades este ano.

– O que começou como um sinal de tempos difíceis da economia rapidamente se tornou em uma mudança de todo o paradigma da computação global com o mobile sendo o beneficiário principal – disse Ryan Reith, diretor do programa de análise de mobilidade da IDC.

Segundo ele, “a ultrapassagem dos tablets marca uma significante mudança no comportamento do consumidor em relações aos dispositivos, aplicações e o ecossistema que o sustentam”.

Para a consultoria, os PCs manterão sua força apenas no mercado corporativo. A empresa estima que a participação dos países emergentes no mercado de PCs será cada vez maior.

A IDC também afirma que, mesmo entre os tablets, uma grande mudança no panorama está em andamento. Tablets com telas entre 9 e 10 polegadas tendem a perder espaço para aparelhos menores, como o Samsung Galaxy Tab, o iPad Mini e o Nexus 7.