Categorias

Venda de tablets ultrapassa a venda de notebooks no Brasil

Segundo números publicados pelo IDC, o volume de tablets vendidos no Brasil ultrapassou pela primeira vez o volume de notebooks vendidos no mesmo período. Enquanto isso, venda de PCs cai 10% entre 2012 e 2013.

No último trimestre de 2013 foram vendidos 3 milhões de tablets no Brasil e 2,2 milhões de notebooks. O volume de tablets vendidos cresceu 149% quando comparados com o último trimestre de 2012. Para o analista de mercado Peter Hagge, do IDC Brazil, essa foi a primeira vez em que os tablets venderam mais que os notebooks, desde que eles chegaram ao mercado.

No total, foram vendidos 8,4 milhões de tablets no país em 2013, mais do que o dobro do ano anterior. Para o IDC, a principal explicação para o crescimento são o preço reduzido e a ampla disponibilidade de opções, incluindo tablets considerados populares. O crescimento de dispositivos focados para o público infantil, assim como a adesão aos tablets no setor público também contribuíram para a arrancada nas vendas.

Enquanto tablets e notebooks continuam crescendo no gosto popular, o computador desktop tradicional segue em queda, acompanhando a tendência mundial. Ainda que quase 14 milhões de unidades tenham sido vendidas em 2013, este número na verdade representa uma queda de 10% em relação ao ano anterior.