Categorias

Vendas de smartphones na China sofrem declínio pela primeira vez em seis anos

Há anos a China tem sido um dos principais motores do crescimento do mercado global de smartphones, mas analistas vêm dizendo há algum tempo que o mercado está encolhendo, e hoje temos uma prova disso: Um novo relatório da IDC mostra que as vendas de smartphones diminuíram pela primeira vez em seis anos.

As vendas de smartphones anuais diminuíram 4%, indo para 98,8 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2015. Isso também representa uma queda de 8% em relação ao trimestre anterior.

A IDC sugere que um dos culpados é o estoque excessivo em relação ao trimestre anterior. Isso e também porque “smartphones estão se tornando cada vez mais saturados na China”.

Smartphones

Para a empresa, fabricantes de smartphones terão um desafio ainda maior para encontrar um novo crescimento, uma vez que terão de convencer usuários existentes de que eles precisam atualizar seus dispositivos atuais.

No entanto, o mercado continua enorme e a empresa sentada no topo hoje é a Apple, de acordo com a IDC.

A Apple ganhou a coroa com 14,7% do total de vendas no país, à frente da Xiaomi (com 13,7%), Huawei (11,4%), Samsung (9,7%) e Lenovo/Motorola (8,3%).