Categorias

Versão de código-aberto do .NET é lançado pela Microsoft

Depois de um ano e meio de desenvolvimento, a versão de código-aberto do seu framework .NET foi lançado nessa segunda-feira pela Microsoft.

A empresa anunciou que tanto o .NET Core quanto o ASP.NET Core agora são 1.0 e estão disponíveis para desenvolvedores de diversas plataformas: Linux, MacOS e outros sistemas operacionais.

A iniciativa disponibiliza as partes principais do núcleo do .NET original dentro do modelo open source, atingindo plataformas que não eram contempladas anteriormente pela proposta do .NET. Com a empreitada, a Microsoft avança mais uma etapa para alcançar todo o ecossistema de tecnologia, oferecendo soluções e serviços independente da plataforma, uma reviravolta do modelo centrado no Windows da era anterior à ascensão de Satya Nadella como CEO.

O anúncio foi feito durante a conferência Red Hat DevNation, servindo também como mais uma prova da parceria entre a Microsoft e a Red Hat e seu compromisso com outras plataformas. O lançamento do .NET Core marca uma nova era para o framework: “essa é a maior transformação do .NET desde sua concepção e irá definir o .NET pela próxima década. Nós reconstruimos os fundamentos do .NET para estar focado nas necessidades do mundo de hoje: aplicações de nuvem altamente distribuídas, microsserviços e containers“, destaca o comunicado oficial.

A Microsoft não trabalhou sozinha no projeto .NET Core e contou com a ajuda de 18 mil profissionais e entusiastas de 1.800 empresas diferentes no processo de desenvolvimento. “Nós nunca imaginamos que tantas pessoas contribuiriam para o produto. Nós também estamos impressionados pela qualidade das contribuições. Há componentes significativos que a comunidade está conduzindo adiante”, celebrou a empresa.

Mais detalhes, assim como as ferramentas disponíveis e documentação, podem ser encontrados no site oficial do projeto.