Categorias

Vídeos novos do YouTube migram para o formato WebM

Youtube reforça utilização do WebM
Quase um ano depois de a Google ter revelado o formato de vídeo que desenvolveu, o WebM, o conteúdo recente do YouTube começa a ser convertido para o padrão. Segundo a empresa, a maioria dos vídeos mais vistos no portal, inclusive, já estão disponíveis em WebM – o que equivale a 30% do que é hospedado.

Desde a última terça-feira (19/04), todos os arquivos enviados ao site são convertidos automaticamente. Dessa forma, poderão tirar proveito da linguagem HTML5, e não depender, exclusivamente, do Flash – desenvolvido pela Adobe. O WebM – suportado pela Mozilla, responsável pelo Firefox, e pela Opera, dona do navegador de mesmo nome – tem como principal rival o H.264, formato adotado pela Apple e que a ajuda a manter seus dispositivos com iOS – iPod, iPhone e iPad – sem o Flash.

Além dos novos vídeos, o YouTube está trabalhando para que todo o seu acervo seja convertido. James Zern, engenheiro do portal, afirmou, via blog oficial, que os arquivos que representam 99% do tráfego já estão em WebM.

Zern também explicou como a Google está lidando com tamanho material:

“Funciona da seguinte maneira: nosso poder de processamento é dedicado aos vídeos enviados e, em momentos menos congestionados, parte dele é direcionado para vídeos mais antigos”.

Especialmente este ano, a Google vem se dedicando para tornar seu formato hegemônico. A gigante já anunciou que seu browser, o Chrome, deixará de suportar o H.264, e, dois meses depois, lançou uma ferramenta para deixar o Internet Explorer 9 compatível com o WebM.

Com informações de IDGNow!.