Se uma moça que você não conhece, com perfil de bissexual, centenas de amigos, e com nenhuma atualização de status estiver tentando se conectar a você e todos os seus amigos no Facebook, desconfie: pode ser golpe! Pode ser apenas o começo para uma avalanche de spams e até ataques virtuais.
Segundo pesquisa da empresa de segurança eletrônica Barracuda Networks, 60% dos perfis falsos da rede social alegam ter atração por ambos os sexos, dez vezes mais do que usuários verdadeiros. A imensa maioria de perfis falsos (97%) supostamente pertencem a mulheres. Enquanto a média de amigos de um usuário real do Facebook é de 130 pessoas, um usuário forjado tem uma impressionante média de 726 amigos.
Naturalmente, isso não significa que todas a mulheres bissexuais com muitos amigos sejam na verdade robôs criados por script. Mas a pesquisa aponta que contas falsas costumam colocar marcas em fotos e amigos com uma frequência 100 vezes maior do que usuários verdadeiros. E 43% dos perfis forjados nunca atualizaram seu status, contra 15% de perfis legítimos que são abandonados.
Segundo Paul Judge, chefe de pesquisa da Barracuda Networks, aceitar a amizade de um perfil falso pode expor o usuário a mensagens indesejadas de propaganda, links de phishing ou mesmo ao roubo da conta.
.