Categorias

Volkswagen bloqueia emails fora do horário comercial

Fim do email pode estar próximo...
A fabricante de automóveis Volkswagen suspendeu o envio de emails para os aparelhos Blackberry de seus funcionários fora do horário comercial. A iniciativa por enquanto só está em vigor na Alemanha, mas reflete uma tendência das empresas em limitar o uso do email como ferramenta de comunicação.

Com a medida, o envio de emails só acontece entre sete da manhã e seis e quinze da tarde, meia hora antes e meia hora depois do expediente normal. Fora deste horário, os servidores estão proibidos de direcionar as mensagens. Os usuários de Blackberry da empresa continuam podendo realizar chamadas e o bloqueio não afeta as posições de alto escalão.

Cada vez mais o email vem sendo visto como um vilão no ambiente de trabalho. A Atos, a maior empresa de TI da Europa, já anunciou um plano
de médio prazo para abolir totalmente o uso de email nos próximos 18
meses. A Henkel, indústria química,
também declarou uma “anistia” de emails durante o período das festas de
fim ano, restringindo o envio de mensagens somente para casos de
extrema emergência.

Segundo organizações sindicais na Europa, a falta de limites entre a vida profissional e a vida pessoal dos trabalhadores conectados pode se tornar uma fonte de stress, reduzir a eficiência e prejudicar a qualidade de vida. Porém, a solução adotada pela Volkswagen alemã pode não ser a mais adequada para a realidade de todas as empresas, garantem os analistas.

.