Categorias

Volvo coloca executivo no caminho de caminhão autônomo…

Para provar a eficiência e a segurança do seu caminhão autônomo, a Volvo colocou seu CTO Torbjörn Holmström parado no caminho de um veículo de várias toneladas em movimento em um túnel.

Vestindo apenas um uniforme amarelo fosforescente e um capacete de proteção, o executivo vê o caminhão parar sozinho a menos de um metro na sua frente.

A façanha ousada tem clima de cinema, música de cinema e muita tensão, mas faz parte de um comercial realizado com total segurança nos túneis de um operação de mineração na Suécia, mais de 1.300 metros abaixo da superfície. Apesar das curvas e das baixas condições de iluminação, o veículo autônomo navega com facilidade e consegue detectar a presença de um ser humano na via, para conseguir frear com eficiência. Confira o anúncio:

O Volvo FMX ainda é um protótipo, mas a empresa afirma que ele já está sendo testado em condições reais de uso nos subterrâneos. Com a tecnologia desenvolvida espera-se tornar a atividade mais sustentável, mais econômica e, principalmente, mais segura para quem trabalha nessas condições inóspitas.

Apesar de toda a confiança, Holmström confessou que teve medo, como qualquer um sentiria. “Não importa que tipo de veículo nós desenvolvemos, segurança é sempre nossa preocupação primária e isso também se aplica a veículos de auto-condução. Eu estava convencido de que o caminhão iria parar mas naturalmente senti um frio no estômago até que o caminhão usou seus freios”.