Drone
Categorias

Voo de drone provoca cancelamento de pousos no Aeroporto de Congonhas

Segundo a Agência Brasil, o Aeroporto de Congonhas foi afetado pelo sobrevoo de um drone nessa noite de Domingo, provocando o cancelamento de voos por quase duas horas na região.

Por questões de segurança, 34 aviões foram desviados para outros aeroportos para evitar o risco de impacto contra o drone que manobrava próximo da linha de cabeceira de pouso entre 20h16min e 22h25min.

Por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), desde Maio deste ano operadores de drones devem obedecer regras de operação no espaço aéreo nacional e podem ser responsabilizados nas esferas civil e criminal por irregularidades. A Polícia Militar paulista realizou buscas na região para tentar identificar e deter o operador do drone que atrapalhou o funcionamento do Aeroporto de Congonhas, mas não encontrou o responsável.

Embora as decolagens não tenham sido afetadas pelo voo do drone, as operações em Congonhas foram prejudicadas, causando atrasos e transtornos para funcionários e passageiros. Aeronaves que tinham como destino a cidade de São Paulo foram desviados ou obrigados a aguardar pela segurança da pista. Para normalizar os horários do aeroporto, o expediente do terminal que costuma ser encerrado às 23h precisou ser estendido até às 2h50min dessa segunda-feira.

Nessa manhã, o Aeroporto de Congonhas reabriu normalmente, mas se encontra em estado de atenção para novos incidentes.