Categorias

Western Digital quebra recorde com HD de 14TB

A Western Digital quebrou o recorde mundial de armazenamento novamente com um novo disco rígido comercial com capacidade para 14TB de dados, batizado de Ultrastar Hs14.

O disco rígido hermeticamente fechado e preenchido com gás hélio poderia armazenar quase 3000 filmes com qualidade HD ou perto de 10 dias contínuos de música com compressão MP3.

O Ultrastar Hs14 é um HD de 3,5 polegadas que utiliza a tecnologia HelioSeal. Por ser selado com o gás nobre Hélio, o o interior do novo disco rígido da Western Digital oferece muito menos resistência que o ar. Há menos fricção e menor consumo de energia, além de temperaturas mais baixas, e ele é capaz de acomodar mais “pratos”, o que acaba resultando em mais espaço para armazenamento.

Com essa tecnologia a empresa consegue oferecer não apenas uma unidade com capacidade ímpar de armazenamento como também afirma trazer um consumo de energia 60% menor do que a registrada em discos rígidos de 8TB selados com ar. De acordo com a Western Digital, “essas tecnologias comprovadas oferecem a base para entregar a eficiência, a qualidade e a performance confiável exigidos por data centers de nuvem e larga escala”.

Por enquanto, esse titã dos HDs ainda não está à venda e tampouco teve seu preço divulgado.