WhatsApp
Categorias

WhatsApp encerrará suporte a BlackBerry e Nokia até o final de 2016

O WhatsApp encerrará o suporte a alguns sistemas operacionais até o final de 2016. Dentre tais sistemas operacionais estão aqueles presentes em aparelhos BlackBerry e Nokia (incluindo BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60).

O anúncio foi feito pouco tempo após o aplicativo bater um novo recorde de usuários, chegando à marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais, sendo que o suporte a algumas versões mais antigas do Android (2.1 e 2.2) e do Windows Phone (7.1) também acabará até o final do ano.

WhatsApp

Quando começamos o WhatsApp em 2009, o uso que as pessoas faziam de dispositivos móveis parecia muito diferente do atual. A App Store da Apple tinha apenas alguns meses de idade. Cerca de 70% dos smartphones vendidos na época tinha sistemas operacionais oferecidos pela BlackBerry e pela Nokia.

Sistemas operacionais móveis oferecidos pelo Google, pela Apple e pela Microsoft – os quais representam 99.5% das vendas atuais – estavam em menos de 25% dos dispositivos móveis vendidos na época.

Enquanto olhamos para nossos próximos sete anos, queremos focar nossos esforços nas plataformas móveis que a vasta maioria das pessoas usa“, diz uma nota divulgada pela empresa.

Dentre as razões citadas para o encerramento do suporte, está também a ausência de recursos e capacidades necessárias para que o aplicativo funcione a contento, bem como aqueles necessários para o recebimento de novas funcionalidades, no futuro. A empresa também menciona que a decisão foi difícil, vale ressaltar.

O WhatsApp também sugere que usuários de quaisquer um dos sistemas operacionais cujo suporte será encerrado migrem para versões mais modernas do iOS, do Android ou do Windows Phone.