Categorias

Wikileaks ajuda ex-consultor da CIA a se esconder

Jovem está sendo acompanhado por equipe de Assange

O Wikileaks revelou neste domingo (23), que está ajudando Edward Snowden, ex-consultor da CIA acusado de revelar documentos de espionagem, a deixar Hong Kong e buscar asilo em outro país.

Um porta-voz do Wikileaks foi ao Twitter para falar sobre o caso, afirmando que o portal está ajudando no asilo político do ex-técnico da CIA. De acordo com tweets, a equipe de Julian Assange está “facilitando documentos de viagem e uma saída segura de Hong Kong rumo a um país democrático”.

Snowden viaja de Hong Kong para Moscou acompanhado por membros do Wikileaks, incluindo Sarah Harrison, consultora jurídica de Assange. O jovem deve seguir para Cuba e dali ir para o Equador, onde o Ministério dos Negócios Estrangeiros já confirmou ter recebido seu pedido de asilo. O país já ajuda Julian Assange, fundador e líder do Wikileaks, que atualmente está refugiado na embaixada equatoriana em Londres.

Snowden enfrenta três acusações de espionagem e roubo de propriedade governamental nos Estados Unidos. Se condenado, o ex-consultor da CIA pode ser sentenciado a até 10 anos de prisão. Assange afirmou em nota que a acusação apresentada pelos EUA “está destinada a intimidar qualquer país que possa estar considerando defender o direitos de Snowden”.