Categorias

Wikipedia ganha aplicativo nativo para iOS e permite edição de artigos

A maior enciclopédia online do mundo está disponível em uma variedade de plataformas. Mas usuários sempre dependeram principalmente de wrappers em HTML5 no iOS e Android – em outras palavras, não as plataformas nunca ganharam uma aplicação nativa. Hoje, as coisas estão mudando.

Seguindo uma reformulação do app para Android, que chegou no Google Play um pouco mais de um mês atrás e trouxe codificação nativa e edição in-app, o Wikipedia para iOS agora também foi totalmente reconstruído a partir do zero.

Wikipedia-Mobile-798x310

E “nativo” parece ser o foco do app, com Objective C sendo utilizado em toda a sua construção. O aplicativo anterior do Wikipedia havia sido criado usando PhoneGap, um framework open source que permite a criação de aplicações móveis com mais facilidade usando HTML, Javascript e CSS.

Esta abordagem, em geral, funcionou bem para a Wikipedia, uma vez que seu conteúdo é em grande parte baseado em HTML. Mas com aplicativos nativos, a organização quer aumentar a suavidade e rapidez.

Como você pode ver  no antigo aplicativo na esquerda, e a versão atualizada do lado direito, a caixa de pesquisa permanente, que fica na parte superior, foi removida.

a9-220x330

Agora você verá uma caixa de pesquisa expansível que é exposta quando você toca na lupa. Você também vai ver agora um pequeno menu deslizante que permite navegar facilmente para uma seção específica.

wikipedia

Uma das principais características do novo aplicativo é que você pode editar diretamente dentro dele agora. Além disso, ele oferece acesso mais fácil aos seus favoritos e há uma opção ‘Recente’, que mostra tudo que você leu até agora na Wikipedia.

► Wikipedia para iOS