Categorias

Wikipedia quer combater links de spammers

Administradores de enciclopédia virtual apostam em comando usado em blogs para impedir spam em suas páginas.

A Wikipedia anunciou a aplicação da tag “nofollow” para links externos cadastrados em suas páginas, como uma medida para coibir parte dos spams que têm sido inseridos em artigos da enciclopédia virtual gratuita.

A possibilidade de inclusão de conteúdo em qualquer artigo por qualquer usuário foi o que transformou a Wikipedia em um dos sites mais famosos e utilizados pela comunidade online atualmente. No entanto, esta abertura traz diversos problemas, com a inclusão dos chamados “spam links”, cada vez mais utilizados ultimamente.

A Wikipedia traz na maior parte de seus artigos links externos para páginas e outros recursos referentes à pesquisa. Foi então que spammers viram uma chance de aumentar a popularidade de seus sites, inserindo, mesmo que sem qualquer critério, links para seus sites em artigos com mais visibilidade. O problema que poderia ser facilmente transposto por administradores da enciclopédia, ganhou proporções gigantescas e, para tirar um pouco da “vantagem” na inclusão de spam links em seus artigos, os administradores da Wikipedia resolveram utilizar a tag “nofollow” para links externos.

A idéia de spammers é, entre outras coisas, conseguir uma classificação maior em sites de busca. Um dos métodos freqüentemente utilizados por mecanismos como o Google é descobrir quantos sites fazem referência a uma determinada URL. Através desta informação, os sistemas são capazes de apontar a popularidade de um site, o que dá a ele um posicionamento privilegiado em resultados de uma procura.

Segundo o site VNUNet, a tag “nofollow” impede que estes mecanismos validem os links externos como indicadores de popularidade. O comando foi usado no fim de 2005 pelo Google como uma maneira de impedir o spam em blogs, e acabou adotado por diversos outros sistemas de busca e serviços. Os spammers utilizavam os comentários de artigos em diários virtuais para promover seus produtos, quanto mais inseriam, mais alta era sua classificação na listagem.

O anúncio da tática foi feito por Brion Vibber, um desenvolvedor web que trabalha na enciclopédia virtual, que enviou um email para uma lista de desenvolvedores da Wikipedia no sábado passado. Porém, o bloqueio através da tag nofollow foi divulgado como medida temporária, enquanto uma solução mais eficiente de filtragem não for encontrada.

Para algumas pessoas, no entanto, esta medida pode ser perigosa. O escritor especializado em negócios, Nicholas Carr, alertou em seu blog que o sistema de links usados para ranking (classificação) servia também como uma “recompensa” a autores que enriqueciam artigos com os temas abordados em seus sites, e em troca ganhavam mais popularidade em sistemas de busca.

Em páginas de discussão da Wikipedia, usuários debatem a decisão, dizendo que mesmo que o comando sirva para desencorajar alguns spammers, a classificação em mecanismos de busca não é o único foco, e a popularidade da enciclopédia por si só já geraria tráfego suficiente para estes sites.

Um antigo editor da Wikipedia contou ao site Ars Technica que algumas páginas já possuem a tag “nofollow” para links externos, sendo assim, o uso do comando apenas será ampliado.

Com informações de Magnet.