Categorias

Wikipedia sofre êxodo de colaboradores, diz jornal

Em 3 meses o site perdeu 49 mil editores
Voluntários que trabalham na escrita, edição e checagem das entradas da enciclopédia colaborativa Wikipedia estão abandonando o site massivamente devido a uma variedade de motivos, de acordo com uma reportagem publicada pelo diário econômico norte-americano “The Wall Street Journal” nesta segunda-feira (23).

O site, cujo número de visitas é de aproximadamente 325 milhões a cada mês, perdeu mais de 49 mil editores durante os três primeiros meses de 2009, comparados com apenas 4.900 do mesmo período no ano anterior, afirma o “WSJ”, citando o pesquisador espanhol Felipe Ortega, que analisou os dados da Wikipedia.

Algumas razões são apontadas pelo diário para o êxodo de voluntários. Muitos dos assuntos já vem escritos por completo.

O site também decretou uma série de regras para limitar conflitos como pessoas que contribuem com as mesmas entradas, especialmente em assuntos controversos. Novos colaboradores veem seu conteúdo ser removido, sem saber o porquê. “Muitas pessoas estão se irritando quando tem que debater sobre conteúdos de determinados artigos por diversas vezes”, disse Ortega.

Entre os dez sites mais visitados do mundo, a Wikipedia está sob pressão contínua para expandir seu escopo e sua política de precisão de dados, uma tarefa que pode ser mais difícil com um número menor de voluntários. “Erros, sejam acidentais ou deliberados, sempre foram um incômodo no Wikipedia”, afirma o site Cnet, lembrando que foram os colaboradores do site que pavimentaram o sucesso da enciclopédia colaborativa nesta década.

Com informações de Folha Online.