Categorias

Windows 10 vai ganhar navegação em abas

A Microsoft apresentou ontem uma futura funcionalidade inédita que pode revolucionar o Windows 10, combinando o tradicional sistema de janelas com uma nova navegação em abas similar àquela encontrada em navegadores de internet.

O recurso foi batizado provisoriamente de “Sets” (“Conjuntos”, em Português) e permite agrupar aplicativos diferentes e suas respectivas janelas em abas que podem ser fechadas e reabertas todas de uma vez só, facilitando a organização de tarefas relacionadas.

“O conceito por trás dessa experiência é garantir que tudo relacionado à sua tarefa –  páginas relevantes, documentos de pesquisa, arquivos e aplicativos necessários – esteja conectado e disponível em um clique”, revelou Terry Myerson, Vice-Presidente da divisão de Windows e Dispositivos. “Como Office, Windows e Edge se tornam mais integrados para criar uma experiência perfeita, para que você possa voltar ao que é importante e ser produtivo, recuperando esse momento, economizando tempo – acreditamos que esse é o verdadeiro valor de Sets”, completou o executivo.

Confira o recurso em funcionamento:

À primeira vista, parece apenas que a Microsoft transferiu a funcionalidade da barra de tarefas do sistema operacional para o topo, mas o diferencial de Sets é a possibilidade de agrupar diferentes recursos em uma unidade, que pode ser fechada toda com um único clique e resgatada depois do ponto em que parou, em qualquer dispositivo. Com esse recurso é possível um melhor gerenciamento de projetos e tarefas, mesmo para usuários que não costumam ser organizados.

A funcionalidade será distribuída nas próximas semanas para testes para usuários com acesso à plataforma Windows Insider. Por enquanto, não há qualquer previsão de quando Sets poderá estar disponível para o Windows 10 de forma global.