Categorias

Windows 8 para ARM x Windows 8 para x86/64

Microsoft invade a praia dos processadores ARM
Pela primeira vez na história, a Microsoft colocará uma versão tradicional do sistema operacional Windows rodando em dispositivos com processadores ARM, além do universo AMD-Intel. O chamado Windows 8 on ARM (WOA) será lançado simultaneamente com a versão x86/64 e irá rodar a mesma versão do Office 15 para desktops. Mas existem algumas diferenças.

A primeira delas é que o WOA não irá rodar nenhum programa criado para versões anteriores do Windows. Ainda que o Windows 8 para x86/64 não tenha nenhum problema de compatibilidade com softwares legados do Windows 7 ou mais antigos, o WOA irá rodar somente programas criados com a versão 8 do sistema operacional em mente.

Da mesma forma, não haverá suporte para emulação ou virtualização no WOA. Segundo Steven Sinofsky, em comunicado oficial, “programas virtualizados ou emulados irão consumir recursos de sistema, incluindo vida da bateria e CPU, em níveis inaceitáveis”.

O Windows on ARM não será vendido como software separadamente, vindo já instalado nas máquinas. Essa versão não virá com opção de desligar ou hibernar, operando constantemente em Connected Standby.

As novas versões do Microsoft Word, Excel, PowerPoint, e OneNote que compõem a suíte Office 15 já foram desenvolvidas com suporte a interface de toque e baixo consumo de recursos, sem perder as funcionalidades clássicas do pacote Office. Usuários do WOA terão exatamente o mesmo pacote que usuários de dispositivos x86/64.

Assim como o Office 15, outras características do Windows 8 serão idênticas em ambas as versões: suporte ao Internet Explorer 10, ao File Explorer, método de login, sistema de lançamento de programas, acesso ao Windows Store e demais funcionalidades.

.