Categorias

Windows Azure chegará ao Brasil em 2014

Steven Martin, da Microsoft, anunciou ontem durante um evento em São Paulo que o Windows Azure irá abrir uma Região no Brasil no começo de 2014. O serviço de computação na nuvem da Microsoft já é largamente utilizado por empresas brasileiras e a nova Região reduzirá sensivelmente a latência e permitirá o armazenamento de dados em servidores nacionais.

Segundo o executivo, os testes preliminares já devem começar em  quatro ou seis semanas. A iniciativa representa o primeiro passo de uma expansão na América do Sul.

A opção padrão do Azure, desde seu lançamento em 2010, é o Geo Redundant Storage (GRS), que armazena uma cópia dos dados em um servidor na Região US South Central. Até a criação da Região Brasil, a modalidade padrão era a única opção disponível.

Clientes do serviço no Brasil, como a Boa Vista Serviços, Globosat e Linx, agora poderão optar pela modalidade Locally Redundant Storage (LRS). Nesta modalidade são mantidas três cópias de seus dados em servidores locais e eles não são replicados fora das fronteiras nacionais. Para Martin, esta opção visa atender uma eventual mudança na legislação de gerenciamento de dados por parte do governo brasileiro.