Categorias

Windows completa 30 anos

Em 20 de Novembro de 1985, um jovem Bill Gates revelou ao mundo a primeira versão do sistema operacional que dominaria os PCs por décadas: era o Windows 1.0.

O novo sistema era uma ruptura com a interface de comandos do DOS e usava e abusava do conceito de janelas (de onde tirou o seu nome), transformando o mouse na ferramenta definitiva de interatividade na plataforma.

De lá para cá, muita coisa mudou e o Windows 10 (que pode ser o 17º ou o 9º, dependendo de como você contar) não lembra quase nada daquele distante 1985. Venha conosco acompanhar as mudanças pelas quais o sistema operacional mais popular do mundo passou em todos esses 30 anos:

windows-1
O primeiro Windows custava apenas 99 dólares e exigia modestos 256K de RAM. Aqui nasceram também o Bloco de Notas e a Calculadora.
windows-2
Lançado dois anos depois, trazia suporte para uma grande funcionalidade: 16 cores. O Painel de Controle nasceu aqui.
windows-3
O primeiro Windows a se tornar popular. Talvez por trazer 256 cores. Talvez porque foi o primeiro a trazer o jogo Paciência, um sucesso incontestável até hoje.
windows-nt-31
A partir do NT 3.1, a Microsoft inaugura duas tendências: a de lançar uma versão para servidores diferente da versão para usuários domésticos e a mania de lançar versões intermediárias de seus sistemas.
windows-95
O Windows 95 é a versão doméstica do NT 3.11. E entrou para a História com uma campanha de marketing colossal e a introdução do Menu Iniciar, preferido do público até hoje.
windows-nt-40
Embora tenha sido criado para servidores, foi o primeiro Windows a introduzir o DirectX, a API gráfica que impulsionaria a indústria de jogos para PC por anos a fio.
windows-98
A Microsoft tenta entrar com tudo na Internet, com navegador integrado ao sistema operacional e o finado conceito de Canais na Área de Trabalho. O suporte a USB, introduzido na versão OSR2 do Windows 95, aqui finalmente é completo.
windows-2000
Criado para ser o sucessor do Windows NT nos servidores, aperfeiçoou performance e segurança e deixou saudade nos administradores.
windows-me
O maior fracasso da história dos sistemas operacionais da Microsoft, veio repleto de críticas, bugs, instabilidade, falta de suporte dos desenvolvedores de programas.
windows-xp
Ironicamente, o sucessor do Windows ME acabou sendo o mais duradouro e bem-sucedido sistema operacional da Microsoft. Seu suporte oficial foi estendido até 12 anos e meio depois do seu lançamento, tamanha a popularidade alcançada!
windows-server-2003
O novo sistema operacional dedicado para servidores da Microsoft introduziu mudanças significativas no Active Directory.
windows-vista
O Windows Vista teve a ingrata missão de ser o sucessor do Windows XP. Focado em um visual ultra-moderno, o sistema exigia demais do hardware e acabou não agradando o público.
windows-server-2008
O penúltimo sistema operacional para servidores…
windows-7
O Windows 7 conseguiu o que o Vista não foi capaz e se mostrou um sucessor à altura da popularidade do XP. Com melhorias na performance
windows-server-2012
O (até o momento) último sistema operacional para servidores da Microsoft rompeu com a interface tradicional e trouxe suporte à nuvem.
windows-8
Um divisor de águas ao matar o botão Iniciar e trazer uma nova Interface, o Windows 8 também dividiu opiniões ao ponto da Microsoft voltar atrás e rever muitas das decisões de layout empregadas.
windows-10
O Windows 10 tem uma difícil tarefa pela frente: consolidar o sistema operacional como um serviço e um serviço que funcione da mesma forma em servidores, desktops e plataformas móveis.