Categorias

Windows RT recebe ferramenta jailbreak

Windows RT recebe jailbreak

No início desta semana surgiram relatos de que o sistema operacional Windows RT tinha recebido jailbreak para permitir a execução de programas de desktop bloqueados pela Microsoft. Agora, o boato se tornou realidade e ficou mais simples, com a ferramenta sendo lançada em uma comunidade de desenvolvedores focada no sistema.

A ferramenta é um arquivo de lote que automatiza o processo de jailbreak descoberto por um hacker, que foi capaz de alterar uma configuração do Windows RT após rastrear o valor correto para abrir os tipos de aplicativos que o sistema operacional pode executar. 

O exploit ainda é limitado pelo fato da definição precisar ser mudada cada vez que o Windows for reiniciado, mas já deixa diversas possibilidades de aplicativos para o Windows RT e, em consequência, para o Surface também. Quando os boatos começaram, a Microsoft rapidamente emitiu uma declaração dizendo que não considerava os resultados como sendo parte de uma vulnerabilidade de segurança e até parabenizaram o hacker por sua engenhosidade.