Categorias

Xbox Live no Windows 10 não irá cobrar para acesso a partidas multiplayer

Apesar da Microsoft cobrar a obrigatoriedade do serviço pago Xbox Live Gold para jogadores de Xbox conseguirem disputar partidas multiplayer, essa obrigatoriedade não irá aparecer no Windows 10.

O novo sistema operacional da Microsoft para desktop e dispositivos móveis não apenas terá suporte ao Xbox Live, antes exclusivo dos consoles, como também permitirá receber streaming de jogos a partir de um Xbox One e o serviço será  inteiramente gratuito para os usuários.

Quem garante a novidade é Larry Hryb, o famoso Major Nelson, porta-voz oficial da Microsoft para assuntos relacionados a jogos: “Xbox Live Gold não será necessária para partidas multiplayer online usando nossos serviços no Windows 10 em PCs e smartphones“:

Em um ecossistema já dominado por serviços gratuitos como Steam, Origin, GOG ou uPlay, que não cobram pela utilização de elementos como interação entre jogadores e criação de comunidades, a Microsoft resolveu aderir ao padrão. Entretanto, a estratégia repercutiu mal entre os jogadores do Xbox One que pagam pelas mesmas funcionalidades que os usuários de Windows 10 passarão a ter de graça.

Críticas foram dirigidas diretamente para a conta de Twitter de Hryb. Usuários contestaram o suposto “privilégio” do Windows 10 e um deles chegou a comparar o modelo adotado pela Microsoft com um “tapa na cara” dos assinantes da Gold no Xbox One. Até o momento, a empresa não se manifestou sobre uma possível redução no valor cobrado pela assinatura ou mesmo se haverá qualquer outra mudança para jogadores do Xbox One.