Categorias

Xbox One: Microsoft explica política de jogos usados e privacidade do Kinect

Microsoft afirma: Kinect não invade privacidade

Muitos dos rumores sobre o novo console da Microsoft estão sendo descartados: a empresa publicou uma série de artigos detalhando exatamente como o Xbox One vai lidar com a exigência de conexão de internet permanente, como ele permite aos usuários trocar e vender jogos e se o Kinect vai invadir a privacidade da casa do usuário.

Embora muitos boatos tenham sido provados falsos, um que ainda está sendo falado pela Microsoft é a conexão do console com a internet: o Xbox One poderá ser jogado em casa por 24 horas sem conexão com a internet, depois ele vai exigir que você efetue um novo login para continuar jogando. Já se você estiver conectado ao console de outra pessoa e tentar acessar sua conta, terá de verificar a cada hora, mesmo no modo single player.

A Microsoft explicou que essa conexão permitirá que desenvolvedores criem diversos jogos na nuvem, que foi uma das grandes características elogiadas em seu lançamento. Isso significa que grande parte da alguns jogos podem requerer uma conexão em nuvem para funcionar como planejado. 

Sobre o licenciamento de jogos, a Microsoft diz que o usuário será capaz de comprar qualquer jogo em formato físico ou digital e games usados poderão ser vendidos e reutilizados, mas cabe à editora decidir se isso será possível. 

Uma das controvérsias que acabou surgindo durante o lançamento do Xbox One foi a preocupação se o Kinect iria invadir a privacidade do usuários e sua família, já que o sensor é necessário para ligar o Xbox e capta a voz de seu dono. De acordo com a Microsoft, logo em sua instalação, você poderá determinar o quão personalizado o console será: “o sistema irá conduzi-lo através de opções de privacidade fundamentais, como sinal automático ou manual e notificações claras sobre como os dados são usados”, disse a empresa.

Ainda existem algumas controvérsias sobre o novo console, mas parece que a Microsoft está disposta a tentar explicar tudo. Especialmente durante a E3, na próxima semana, que deve trazer muito mais respostas.